30 de agosto de 2011

Várias maneiras de instalação de aplicativos Android

Saiba como instalar aplicativos em seu aparelho com sistema operacional Android.


São muitas as formas de se fazer essa instalação. Vejamos algumas delas:


Instalando através do Android Market do celular


- Acesse o aplicativo Market pelo celular (ou aparelho Android) e faça o login com sua conta do Google (É necessário uma conta no google, se você não tem crie uma). 
Depois que o login for feito basta ir no campo de busca, localizar o aplicativo desejado, fazer o download e concluir a instalação. Tudo bem intuitivo.


Instalando diretamente do site do Android Market (usando o computador)


- Às vezes fica chato buscar apps pelo market do aparelho, até por que o sistema de busca do aplicativo não colabora muito. Uma alternativa seria utilizar o site oficial. A vantagem, pelo menos uma dela, seria o fato de você poder navegar tranquilamente sem ter que se preocupar com excedentes (para quem tem 3G com controle de dados). No site, assim como na versão mobile, você pode instalar o aplicativo diretamente em seu aparelho. Basta você fazer o login com sua conta do Google que,  automaticamente, o site indica quais os aplicativos que são compatíveis com o seu aparelho. Nesse caso seu aparelho estará sincronizado com o computador.

Mas ainda há a parte chata que acontece com os demais sites: não é possível baixar os apps no seu PC e depois passar para seu aparelho e fazer a instalação (em tese). Ainda estão tentado prender os aplicativos à internet. Mas nem todas as pessoas tem acesso a internet em seu aparelho, nesse caso, uma outra alternativa seria bem vinda.


Instalando a partir de um arquivo APK (Executável do Android)


Alguns sites já oferecem a opção de baixar o jogo ou aplicativo no formato de arquivo .APK, que pode ser comparado de um modo grosseiro a um setup de programa do Windows.


Antes de tentar uma instalação manual de aplicativos usando um arquivo APK você deve permitir que o seu telefone instale aplicativos de "Fontes Desconhecidas" (Unknown sources).

Para fazer isso vá até o Menu>Configurações>Aplicações e marque a caixa "Unknown Sources".

O Android nativamente não vem com nenhum método de explorar os dados do seu cartão SD, assim você vai precisar instalar um gerenciador de arquivos. Neste caso vamos utilizar o ASTRO File Manager.

Depois de ter o ASTRO File Manager instalado, conecte o dispositivo com o Android ao PC, usando o cabo USB e copie o arquivo APK que deseja instalar.

Em seu dispositivo Android, navegue até o arquivo e selecione-o. Isso abrirá uma caixa de diálogo permitindo que você instale o aplicativo "Open App Manager".


instale-programas-no-android-nerd-livre-4


Nas próximas duas páginas, selecione "Install" e seu novo aplicativo vai ser instalado.


Instalando com o Dropbox


Uma das maneiras mais fáceis de se enviar um arquivo de aplicativo (.apk) para o seu dispositivo é através do Dropbox. Nem precisa conectar seu aparelho ao computador.

Instruções:
1. Baixe e instale o Dropbox no Android Market. (É grátis)
2. Crie uma conta, caso você ainda não tenha uma.
3. Baixe um arquivo em seu computador e faça o upload para sua conta Dropbox ou, melhor ainda , sincronize com uma pasta de seu computador usando o Dropbox Folder Sync!
4. Abra o app Dropbox em seu dispositivo e faça o login.
5. Navegue até a pasta que você acabou de enviar seu arquivo.
6. Toque nele para download.
7. Quando solicitado, clique em “Instalar”
Tive ajuda do BlogdoAndroid, AndroidBlog e NerdLivre.



2 comentário(s):

No caso de usar o Dropbox para instalar, o download no app não geraria tráfego de dados indesejáveis?

Pra quem usa internet com controle limitado de dados o ideal é usar o "ASTRO File Manager" pra economizar. Pelo Dropbox realmente você terá que fazer o download do app.

Postar um comentário