Header Ads

Hiren's Boot no Pen Drive [Tutorial]

UPDATE DO POST (12/07/2020): Essa postagem original é de 2010. De lá pra cá, muita coisa mudou. O Hirens Boot está com uma nova versão chamada Hiren’s BootCD PE (Pre installation Environment), com muitos softwares gratuitos e, agora, com suporte a Boot UEFI e requer o mínimo de 2 GB de mémoria RAM.

Em breve estarei disponibilizando aqui no blog o tutorial de como colocar essa nova versão em pen drive.
---

Que tal iniciar o Hiren's Boot pelo pen drive ao invés de cd. É ideal para quem tem notebook ou computador sem leitor de cd/dvd.

Se você não está familiarizado com o Hiren's Boot clique aqui e conheça essa maravilhosa ferramenta de manutenção de computadores. São diversos softwares utilitários que resolvem praticamente todos os problemas que possam aparecer no nosso dia a dia.

Acompanhe os passos a seguir para criar uma mídia usb bootável:


1º - Conecte o Pen Drive USB. (256Mb ou mais)

2º - Faça o download do programa USB Disk Storage Format (34KB) e depois o execute.
Em Device: Escolha o pen drive que será formatado. Escolha o formato de arquivo como FAT32. Clique em Start para iniciar a formatação e aguarde. Veja figura abaixo:


3º - Faça o download do programa Grub4Dos, descompacte e execute o arquivo grubinst_gui. Marque a opção DISK e escolha o seu pen drive. Na opção Part List clique no botão Refresh e depois escolha a MBR gerada. Depois clique em instalar.

Update:
Caso ocorra algum problema com pen drives acima de 1GB, recomenda-se desmarcar a opção: Save embeded GRLDR.MBR. Os leitores do blog testaram e perceberam que isso não afeta seu funcionamento posterior.

4º - Vá até a pasta grub4dos gerada após a descompactação do arquivo anteriormente citado e copie os arquivos grldr and menu.lst e cole-os dentro do seu pen drive.
5º - Insira o Hiren's BootCD em seu drive de cd/dvd e copie todo o conteúdo do cd para a mídia removível.

6º - Agora é so testar o seu pen drive bootável.

71 comentários:

  1. Os Links estão hospedados no 4shared, que por alguma razao desconhecida sumiu com as extensoes dos arquivos, porem ja foi resolvido. E, fiquem tranquilos que, em hipotese alguma, o Blog Cotidiano hospeda arquivos com vírus.
    Podem baixar.

    ResponderExcluir
  2. o link está hospedado no rapidshare e não funciona. pode verificar

    ResponderExcluir
  3. O link foi corrigido. O endereço de download do Programa Hiren's Boot estava no rapidshare por que nao foi hospedado pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. estou tendo problemas ao tentar instalar... sigo o passo a passo mas quando clica no install no 3º passo, recebo somente uma msg de erro "cannot use device name"
    ps: já tentei diversas combinações

    ResponderExcluir
  5. Lucas, tente outro pen drive, ou tente formatá-lo novamente com o aplicativo

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom!!! Excelente!!
    Esse tipo de método também funciona se pusermos na pen o windows 7??

    ResponderExcluir
  7. AMFA, no caso do Win7 é um pouco diferente. Assim q puder estarei postando aqui essa dica. vlw

    ResponderExcluir
  8. Estou tendo o mesmo problema que teve o Lucas.
    No passo 3 dá o erro "CANNOT USE DEVICE NAME".
    Se desmarcarmos o SAVE EMBEMDED MBR, ele não dá erro, mas não grava o MBR, ou seja, sem utilidade.
    Já tentei 3 pendrives diferentes e nada.
    Sou administrador não me parece que o problema é de permissão.

    O que sugere, por favor?

    Grato

    ResponderExcluir
  9. Renor, tenta usar com um pendrive de 1GB acho q o maximo de tamanho que se pode usar seria 2GB mais q isso nao funciona xD

    ResponderExcluir
  10. Não funciona, dá o mesmo erro do amigo acima: "CANNOT USE DEVICE NAME".

    ResponderExcluir
  11. Desmarque a opção SAVE EMBEMDED MBR e instala, não há erro algum posterior, isso é apenas um gerador de protocolo da instalação.

    ResponderExcluir
  12. Olá... eu também estava com o mesmo problema, e realmente é só desmarcar a opção SAVE EMBEMDED MBR, que ele funciona...eu usei um pen de 4GB...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Caro colega segui todos os passos indicados e tudo correu sem erros porem ao iniciar o boot falha e aparece a seguinte mensagem

    Try (fd0): fat32: no GRLDR
    Missing MBR-Helper
    e ai tudo trava. meu pem é um Kingstron 4 gb.
    marcus tenedini
    marcus_tenedini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Recomendo, para evitar erros: um pen drive de menor capacidade.

    ResponderExcluir
  15. Consegui com um pen drive de 4GB fazendo algumas alterações do passo a passo do Cotidiano:
    1-na Part List, ao invés de "Whole disk MBR", selecionei "O:OC(FAT32X)(3833M)".
    2-desmarquei "Save embeded GRLDR.MBR".
    3-copiei todo conteúdo do diretório "grub", aos invés de "grldr e menu.lst".
    4-Copiei todo conteúdo do diretório c:/MyBootCD/CD(criado a partir do executável BurnCDCC.exe), pois não estava conseguindo copiar do CD.
    Espero ter auxiliado.Um abraço. Bessamaro.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Bessamaro, pela dica. Creio que vai ser muito útil aos leitores do blog.

    ResponderExcluir
  17. Parabens a voce Everton pelo tutorial, já estava algum tempo tentando obter esse procedimento.
    Um abraço. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Graças a este procedimento, consegui acessar um HD (Flash Disk) de um sensível netbook. Executei o CHECK DISK pelo "Mini Windows XP", e recuperei todos os dados! Detalhe: netbook da patroa. Kkkk...

    ResponderExcluir
  19. Consegui fazer os procedimentos todos, só deu erro mesmo na hora de iniciar o hiren's após o boot, diz que não foi encontrado o arquivo "/hbcd/boot.gz" só que copiei todos os aqruivos do CD direto para o pen. Sabe como posso resolver isso?

    ResponderExcluir
  20. Olá! Ainda não consegui dar o boot pelo pendrive.
    mas esse erro que apresenta pra vocês é porque vocês devem estar marcando o item: save embreded GRLDR.MBR.
    Deixa desmarcado.
    aqui o link do tuto do Hiren's:
    http://www.hiren.info/pages/bootcd-on-usb-disk

    ResponderExcluir
  21. 100 % Unico detalhe pro pendrive de 4 GB q eu usei tive q desmarcar o "save embebed GRDL...."
    Parabéns!!
    Neimar

    ResponderExcluir
  22. dava esse erro CANNOT USE DEVICE NAME". no passo 3 tbm então cliquei com o botão direito no programa e coloquei (executar como administrador) e funcionou normal. espero ter ajudado abçs

    ResponderExcluir
  23. a minha duvida é um pouco mais simples e mais complicada um pouco, eu fiz e deu certo, porem as opções do Cd nao funcionam nenhuma, eu uso o Hirens 14.0 tem alguma coisa a ver??

    ResponderExcluir
  24. o tutorial, ┼Loudscrowskill┼, foi testado com o Hirens 11,nao sei te afirmar se com outras versões há problemas. Mas creio que o problema nao tenha sido isso. Tente novamente.

    ResponderExcluir
  25. segue outros links para quem não conseguiu baixar ainda =).

    http://www.hiren.info/download/freeware-tools/USBFormat.zip
    http://www.hiren.info/download/dos-files/grub4dos.zip

    ResponderExcluir
  26. Bom em primeiro lugar quero dizer que esse tópico me ajudou muito e fico agradecido.
    -
    -
    Apesar de tentar fazer, o problema é que meu Pendrive é de 4GB e por isso devido as necessidades, tive sucesso apartir desse blog e também a conclusão com um processo um pouco inverso como no video que estou deixando abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=QJQMIQ5WR9Q
    -
    Caso não apareça o video ou o endereço não apareça, procure no site do youtube pelo video:
    " How to run the Hiren's BootCD 15.1 from a USB Flash Drive "
    -
    Obrigado ao dono do Blog por adicionar informações precisas! Valeu!

    ResponderExcluir
  27. gostei desse progama so muito complicado
    eu tenho um em meu blog que é mais facil e so clicar em avançar deposi do boot para alterar descobrir a senha resetar e etc
    http://rendaline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. AE BROTHER SALVOU LEGAL TAVA NUM PERENGUE SO DEU UM POBLEMINHA MEU NOOTBOOK NÃO ACEITOU EU MARCAR A OPÇÃO SAVE EMBEDET ACHO QUE É ISSO KKKK MAS NO MAS DEU TUDO CERTINHO DEPOIS VC PODERIA POSTAR UMA VIDEO AULA COMO MEXER NO HIREN'S BOOT 15.1 JA PROCUREI NA NET E NÃO ENCONTREI MUITA COISA NÃO, VALEU BROTHER FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  29. fiz mas da error 15> file not found, no prompt
    o que devo fazer:

    ResponderExcluir
  30. O meu tbm deu error 15.
    Copiei o menu.lst e o gldlr da pasta do Hirens boot e substitui pelo gerados pelo grub4dos. Rodou como se fosse o próprio CD. com a tela de boot do Hirens.
    Mas a base do tuto eu fiz a risca

    ResponderExcluir
  31. Ola.. consigo baixar o Grub e o Hirens, mas estou com erro de pastas zipadas, alguém sabe se os arquivos estão ok? estou usando XP

    ResponderExcluir
  32. Cara... uma pergunta de leigo. o pendrive funcionará normalmente para o armazenamento de arquivo como antes????

    ResponderExcluir
  33. sim, Jovem TJ, você pode adicionar arquivos posteriormente.

    ResponderExcluir
  34. Oi pessoal para mim aki continua dando erro 15 dá o boot pelo pendrive mas daí qnd manda rodar o hirens dá falta de um arquivo boot.gz, já baixei várias versões do hirens. Mas sempre o mesmo erro. Tenho de usar o XP para criar o pendrive o no Win7 vai???

    ResponderExcluir
  35. Alguem já descobriu porque da o erro 15 ? arquivo boot.gz ? já pesquisei um monte e nao encontrei nada.

    ResponderExcluir
  36. Galera tem q copiar os arquivos grldr and menu.lst, da pasta HBCD, para a raiz do pen drive

    ResponderExcluir
  37. Ola Everton Dias Esse Método È Só Para Xp Gostaria Do Método Pra Windows 7 Outra Pergunta Na Hora De Gravar O Hiren BootCD De 15,1 No Cd Gravo Mas Na Hora Que Coloco No Meu Notebook Ele Aparece Vazio Mas Ta Riscado Pode Dizer O Que È Isso Já Tentei Todos Os Método De Gravação?

    ResponderExcluir
  38. Welton, esse metodo funciona no Win7. Quanto ao cd, verifica se o teu leitor está ok ou se a .ISO do hirens é de fonte confiavel.

    ResponderExcluir
  39. Everton,Essa Iso Do Hirens È Do Site Que Você Da Para Baixar E A Versão È A 15.1 Fiz Do Jeito Que Você Falou No Tutorial E Não Funciona E Dar Error Só Na Hora De Utilizar Ele Como Boot E O Meu Pen Driver È De 8Gb? Isso Tem Alguma Coisa A Ver?

    ResponderExcluir
  40. Outra Pergunta Everton? Quando È Pela Minha Maquina Virtual A Iso Da Hirens Funciona Certinho Sem Nenhum Error? Mas Quando È Para Gravar E Usar Pelo Pen Driver Da Isso?

    ResponderExcluir
  41. Utilize um pen drive de 2GB. O link é direto do site oficial do Hirens Boot. Dá uma olhada nos comentários o pessoal apresentou algumas soluções alternativas aos erros.

    ResponderExcluir
  42. Blz Tava Pensando Em Tentar Com Um De 2Gb Por Que Já Tinha Lido Os Comentários Que O Pessoal Apresentou Mas Valeu Por Ter Ajudado Pelo Jeito A Versão Que Eu Tenho Não Tem Problema Com A Da Versão Que Foi Testado O Programa Que È 15.1 Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  43. versão 15.1. com pen drive de 4 gb
    montei o pen drive e coloquei tudo certinho e carrega tudo certo no boot usb . mas quando entro em qualquer menun" ex: erase Hdd : não consegue executar mais nada. da erro . "problem with drivers.7z."

    Como resolver?

    ResponderExcluir
  44. O Hiren's é um sistema baseado no Windows XP, né? Por isso ele não reconhece discos sata. Existe alguma alternativa?

    Já adianto que mesmo o Windows XP SP3 não reconhece HDD sata. O chipset da minha placa-mãe é sis.

    ResponderExcluir
  45. Hirens Boot funciona com Hd sata sim. Agora depende de qual ferramenta você está utilizando. Talvez a ferramenta que vc esteja querendo usar não funciona com Hds Sata.

    ResponderExcluir
  46. boa tarde amigo, quando é executado boot pelo usb em máquinas pentium 4 ele demora um pouco a carregar, existe algum procedimento a ser feito para que fique mais rápido???
    desde já agradeço
    Enderson

    ResponderExcluir
  47. Não conheço nenhum procedimento, Amigo Enderson.

    ResponderExcluir
  48. e ae cara, ótima dica .. ainda mais pra quem usa bastante ele .. agora me tira uma dúvida esse procedimento pode ser feito por exemplo pra eu instalar um sistema operacional como o XP ou o 7 ? pra quando for fazer uma formatação dispensar o uso do cd .. des de já agradeço

    ResponderExcluir
  49. É possivel, Jader, aí seria uma outro tutorial, porem o reciocinio é o mesmo.

    ResponderExcluir
  50. formatei um pendrive de 1gb no formato fat32 e ntfs, mas os programas em dos e linux não funcionam em nenhum dos formatos estou com a versão 15.2 baixada diretamente do hirensbootcd.org

    ResponderExcluir
  51. Eu faço o processo mais sempre da esse erro :

    falta bootmgr

    como resolver ? pwndrive de 8gb

    ResponderExcluir
  52. nao consigo usar no win7...so abre a opçao mini win xp...

    ResponderExcluir
  53. Consegui gerar uma Pen de 4 gigas Bootável com o Hiren's.

    Usei "trocentos" programas no "Mini XP" para resolver meu problema:
    - PXE-E61: Media test failure, check cable
    - DISK BOOT FAILURE, INSERT DISK AND PRESS ENTER ), mas não consegui solucioná-lo.

    Li e tentei várias postagens na internet para solucioná-lo, mas também não deu.

    Alguém sabe como ou pode me ajudar a resolver esta parada?
    Alguma dica ou pista?

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  54. Saudações a todos.

    Eu usei a versão 15 do Hirens, todo o processo ocorreu normalmente seguindo com atenção as dicas do Everton Dias, a ele muito obrigado.

    Contudo, apos o boot, quando selecionei uma ferramenta para rodar me deparei com o erro:

    "FILE NOT FOUND" ele não conseguia encontrar a pasta "HBCD"(claro, ela estava lá).

    Para resolver esse problema basta seguir a dica do usuario "Raptor". Dependendo da versão do grub4dos, copiar os arquivos "grldr" e "menu.lst" da pasto do seu grup4dos, copie esses arquivos DA PASTA "HBCD" do proprio hirens(sim o hirens tem esses mesmos arquivos, porem atualizados para a versão correspondente).

    Obrigado ao Everton e ao usuario Raptor e a toda a galera que respondeu as dúvidas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  55. Olá... eu baixei o programa USB Disk Storage Format 34KB mas não consigo executá-lo quando o abro pelo WinRAR. Estou usando a conta de convidado pois esqueci minha senha de administradora. Há algum modo de executar esse programa para poder formatar a pendrive e também o outro programa que é necessário baixar? Ou terei que fazer esse processo em outro computador? Tenho sistema WINDOWS VISTA


    desde já agradeço.

    Att, Jéssica Darliz

    ResponderExcluir
  56. O que acontece que você nao consegue executar? permissão negada?
    tente fazer todo o processo em outro computador ou tente baixar outra versão do programa em outro link.Este programa é necessário para o tutorial funcionar.

    ResponderExcluir
  57. Funciona

    http://www.youtube.com/watch?v=xDha9SC7M4A

    ResponderExcluir
  58. Se atenti as opçoes de slave one ou slave secundario em teu HD. . Isto faz muita diferença quanto ao BOOT primario. .. pode ser isso a causa de muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  59. LINKS CORRIGIDOS. O 4Shared havia excluido.
    Agora estão em outro servidor. Podem baixar tranquilamente.

    ResponderExcluir
  60. Show de bola amigo eu taxa muito tempo querendo consegui colocar no herenboot no pendrive esse post mim ajudou parabéns

    ResponderExcluir
  61. LINKS não estão funcionando aqui

    ResponderExcluir
  62. Obrigado pela aula. Pergunta: Uma vez dentro do Mini WXP, qual o formato de vídeo que eu consigo assistir ? Sei que MP4 e Flv ele não lê. Obrigado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.