Header Ads

Compartilhando sua conexão via rádio [Tutorial]

Eu já havia postado um tutorial explicando de forma bem mastigada como fazer compartilhamento de seus arquivos no Windows 7. Agora a dica é de como fazer uma pequena rede wireless compartilhando sua internet via rádio.
Lembrando sempre que há várias maneiras de se fazer isso.

Porem nesse pequeno turorial irei configurar a rede baseado na figura abaixo:

Internet via rádio sendo compartilhada

Vamos definir a situação:

O computador recebe internet de um provedor via rádio atraves de uma antena ligada ao pc por um cabo do tipo coaxial direto a uma placa PCI wireless.

Nessa dica foi usado um roteador wireless DLink 524. Na verdade o mais ideal seria um AP Cliente que poderia ser ligado diretamente a antena pelo cabo coaxial. Então para quem ainda vai comprar material recomenda-se um Access Point para receber e distribuir o sinal. Nesse caso o esquema de configuração é outro.

Passos para instalação e configuração:
  1. Ligue o roteador ao computador que recebe o sinal do provedor (pc01) usando a placa de rede do computador e uma das portas do roteador (Não use a WAN).
  2. Agora compartilhe a conexão via rádio que você recebe do seu provedor:
  3. Na conexão criada com o roteador clique com botão direito e escolha propriedades e altere os valores de IP:
- 192.168.0.2 é um valor de exemplo. Fica a seu critério definir o endereço.

Configurando o Roteador Wireless:
 1. Abra seu navegador de internet e digite o endereço Ip do seu roteador (Por ex.: 192.168.0.1).

2. Vá até a opção wireless e preencha os dados referentes a sua rede:


- No nosso exemplo foi escolhido o canal 11 e WPA-PSK/WPA2-PSK como método de criptografia da chave da rede. Clique em Aply e espere.

3. Vá até a opção Wan. Deixe configurado com IP Dinâmico (Dynamic IP Address). Coloque tambem o  endereço DNS primário e/ou secundário, fornecido pelo seu provedor de internet via rádio (você pode obter essa informação verificando nas propriedades Ip da conexão sem fio).

4. Vá até a opção Lan e, se você quiser, altere o endereço do roteador.

Configuração dos computadores que receberão o sinal:

1. Vá em conexões de rede (o caminho é diferente para cada S.O). na conexão de rede sem fio clique com o botão direito do mouse e escolha a opção propriedades. e Clique em propriedades do protocolo TCP/IP para alterar as configurações:
- A fig. abaixo indica como você deve configurar essa conexão:
- No nosso exemplo como o IP da conexão com o roteador foi 192.168.0.2 esse será nosso endereço Gateway.

- Assim que a configuração for feita você poderá se conectar ao roteador digitando a chave criada anteriormente. 

Em alguns casos é necessario reiniciar (desligar/ligar novamente e não resetar) o roteador.

Espero que a dica ajude a quem tem esse tipo de conexão e esse tipo de roteador e tambem sirva de orientação a quem tem conexão ou situação parecida.

[ ]'s

Créditos: Everton Dias.


84 comentários:

  1. Ja add seu blog... Que por sinal está muito bacana, parabéns... Continue postando bastante pois suas postagens são muito interessantes de ler. Se puder divulgue nosso banner no seu blog. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo tutorial.
    Eu moro atualmente no RS e estou estou de mudança para o nordeste e a cidade para onde vou tem acesso apenas via radio e eu gostaria do tutorial com o acesso via Access Point pois observei que nao sera necessario o pc ficar ligado para poder usar o note.
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  3. muito boa a explicaçao mai nao adianto aqui ...
    minha net via radio ligada por uma placa PCI
    fis igual ta ai peguei cabo pino a pino liguei no hoteador sem se na entrada WAN liguei na porta 1 configurei igualzinho ...
    o NOtbook conecta mais fica SEM ACESSO A INTERNET;/
    tentei de tudo nao vai;/
    desisto
    se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  4. Uma dica alternativa: Faça os mesmos passos do tutorial, só que na configuração da conexão criada com o roteador coloque o mesmo IP do roteador.. faça isso com o roteador desligado. Depois ligue o roteador, vai aparecer 'conflito de Ip'. Mas vai funcionar!

    ResponderExcluir
  5. ja fiz de tudo até dechei um cara desconhecido entra no meu pc via um programa pra configura.
    ele falo qui ta tudo configurado só ta faltano 1 coisa a "DNS" eu clico na conexçao da net com direito do mause,status,suporte e detalhes
    e ta assim \/
    Endereço físico:
    Endereço IP: 192.168.4.88
    Máscara de sub-rede: 255.0.0.0
    Gateway padrão:
    Servidor DHCP: 192.168.100.1
    Obtenção da concessão: 6/1/2011 11:54:50
    Vencimento da concessão: 6/1/2011 23:54:50
    Servidor DNS:
    Servidor WINS:
    só DNS qui nao tem ta oculto eu acho
    o que eu fasso para pegar DNS do meu provedor sem ter qui i la pedi pra eles???

    ResponderExcluir
  6. eu que fiz essa pergunta só lembrando qui meu roteador é um TP-LINK 150Mbps Wireless Lite N Router
    creio eu que só falta A DNS o not conecta mais fica escrito la na rede SEM ACESSO A INTERNET
    aqui ta um exemplo achei essa foto no google ta igualzinho
    http://img593.imageshack.us/i/print0.jpg/sr=1
    só que noa ta conectado por cabo, e sim por rede wireless
    acresentei mais uns detalhes ok
    grato

    ResponderExcluir
  7. vc tem q copiar o DNS q está na configuração da sua conexão sem fio q vem do provedor. Se o seu caso for igual ao do tutorial (cabo coaxial) entao vc usa IP estático e a configuração está lá em "conexões de rede>> propriedades de protocolo TCP/IP".

    ResponderExcluir
  8. SIM SIM é igual CABO COXIAL o Ip mascara de subrede ... ja tao configurados a unica coisa que ta faltando é O DNS eu vo la na conexao sem fio do meu provedor ve a DNS mais nao tem ta oculto
    ta assim : Endereço físico: 00-0E-E8-D7-31-5A
    Endereço IP: 192.168.4.88
    Máscara de sub-rede: 255.0.0.0
    Gateway padrão:
    Servidor DHCP: 192.168.100.1
    Obtenção da concessão: 6/1/2011 18:25:20
    Vencimento da concessão: 7/1/2011 06:25:20
    Servidor DNS:
    Servidor WINS:
    tem todos MENOS o DNS isso ai é da conexao sem fio do meu provedor e nao tem a DNS o que eu fasso pra acha?
    ou vo te que i la na central e pedi o DNS??
    gratoo

    ResponderExcluir
  9. Everton agora apareceu qui o DHCP nao esta habilitado para conexoes de rede sem fio no PC 2
    aonde eu habilito o DHCP no win 7??

    ResponderExcluir
  10. Carlos, se vc fizer como eu disse na configuração alternativa colocando o mesmo IP para a conexao compartilhada e para o roteador vai dar certo e vc NÃO precisa mais configurar IP no seu notebook ou computador que receberá a conexão compartilhada. Deixa lá marcado: "Obter um Ip automaticamente". Fazendo isso tem que dar certo. Se nao acontecer, a configuração do seu roteador deve estar diferente. A do tutorial é um Dlink, o seu é um TP-LINK.

    ResponderExcluir
  11. ae
    ae
    ae
    ae
    ae
    a
    vc é o cara vc é o cara eu te amo everton eu te amo
    kaoskaposk
    consegui .......................
    puta...... vc é o cara tava tentano isso vai faze 2 mes velho muto obrigadooo vc é meu heroi
    me add no msn se quise carlinhosbala@hotmail.com pela mor vc é o cara
    BELO TUTORIAL LINDO TUTORIAL SÒ SEGUIR QUI DA TUDO CERTOOOO! APROVADO

    ResponderExcluir
  12. mais uma duvida apareceu acesso a internet ta funcionano mais noa abre nenhuma pagina da net :S
    nem msn nem skype
    o msn fala qui ta faltano gateway ta offline
    :S
    ajuda ae ta quase
    obrigadoo

    ResponderExcluir
  13. Ei, como você colocou a opção "reponder" como um botão...? (vi que cê usa o blogger...como conseguiu isso?).

    ResponderExcluir
  14. Valeu caraa
    dps de um tempao quebrando a cabeça aki deu certo
    obrigado

    ResponderExcluir
  15. cara eu nao consegui nao, aki nem deu de entrar no roteador, entra no meu modem tp link, e o roteador tmb é tp link

    ResponderExcluir
  16. configura o roteador antes de compartilhar a internet.

    ResponderExcluir
  17. Eu recebo em minha casa o sinal de internet só que via rádio(com aquelas antenas em cima da casa,ligada ao pc por um cabo coaxial na placa Ralink Turbo Wireless Lan Card instalada dentro da CPU da máquina).
    Tenho um outro pc e gostaria de compartilhar a internet entre os dois sem contatar o provedor e sem precisar deixar um pc sempre ligado.Tem jeito?Se puder me ajude por favor e me diga que equipamentos precisarei.Obrigado...

    ResponderExcluir
  18. Observação:gostaria de compartilhar a internet com aqueles cabos azul de rede.Obrigado...

    ResponderExcluir
  19. Tem q deixar o pc que recebe a net ligado, Marcos. se você seguir o tutorial direitinho vai dar td certo!

    ResponderExcluir
  20. Everton mesmo eu comprando um roteador eu tenho que deixar o pc sempre ligado?

    ResponderExcluir
  21. E quanto ao endereço IP que o provedor me forneceu e lá reconhece minha máquina por ele?Obrigado...

    ResponderExcluir
  22. Se a sua conexão via radio for igual ao esquema dese tutorial, vc vai precisar deixar o pc ligado mesmo com um Roteador AP. O IP que te forneceram continuará sendo usado e la no provedor eles te reconheceram por ele normalmente.

    ResponderExcluir
  23. Everton Dias boa tarde se eu deixar tudo em automatico funfa?.Aqui é um desktop recebendo via radio com antena de grade 24 Dbi a net esta funcionando blz neste primeiro DesktopOk.tem uma placa PCI Ralink .Agora tenho um roteador Multilaser ml Rot-054 seguindo este tutorial sera que eu consigo (obs) o outro Pc também usa o mesmo modelo de placa PCI Ralink..Agradeço uma resposta...

    ResponderExcluir
  24. Walter, vc tem que utilizar um AP-access point ou um roteador que tenha essa função (verifica se o seu tem). Aí sim basta seguir o tuto e pular a parte: "Configuração dos computadores que receberão o sinal", já que as maquinas que receberão a conexao ficarão com IP automatico.

    ResponderExcluir
  25. Everton me ajuda...tenho net a radio, desce um cabo da antena q não é de grade, até uma fonte que liga outro cabo mais fino da porta wan até o pc como se fosse banda larga...eu comprei um rot belkin n 150, depois de fazer todas conexões como se fosse de um modem, não consegui configurar e para piorar não consigo mais entrar na pagina ip do roteador mesmo usando o botão de reset nele...alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  26. Esse cabo par trançado é o que vem no roteador ???

    ResponderExcluir
  27. Depois de muito tempo pesquisando na net conseguir resolver meu problema, é só deixar tudo automatico DHCP, DNS e etc...e aplicar todas configurações mesmo q já estejam lá....inclusive o MAC que é o mais importante e pronto....

    ResponderExcluir
  28. O seu caso, Antonio, é diferente do Tutorial apresentado. Agradeço pela dica informada. Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Olá, andei procurando na internet como compartilhar a internet via rádio através de um roteador e achei muito interessante este tutorial.
    Eu comprei um Access Point TP-Link Lite-N TL-WA701ND 150Mbps e um Roteador TP-Link TL-WR941ND Wireless 802.11N 300Mb c/ 3 Antenas Destacáveis 110V e gostaria de ajuda para fazer a instalação, eu sou muito leigo nesse assunto de configurar roteadores, e mecher nas configurações de rede do PC. Me ajudem pf. =/

    A antena é bem parecida com a da imagem no tutorial, e o cabo é ligado na placa que foi inserida dentro do PC quando eu contratei pela primeira vez o serviço de internet via rádio.

    ResponderExcluir
  30. "Na verdade o mais ideal seria um AP Cliente que poderia ser ligado diretamente a antena pelo cabo coaxial."... Tem como vc montar um tutorial disso, pq aqui na minha casa o cabo coaxial é conectado direto na placa PCI

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de deixar uma dica para adaptadores POE passivos para 6 e para até 12 rádios POE:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442205245-adaptador-passivo-para-fonte-poe-ate-6-radios-_JM
    e também
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444488766-adaptador-passivo-para-fonte-poe-ate-12-radios-novo-modlo-_JM
    Excelente custo benefício.

    ResponderExcluir
  32. oi sera q este exemplo serve p mim.tenho a antena ligada no meu pc por um cabo usb e tenho um roteador dlink igual a este q voce mostrou ,sera q da certo se eu fizer igual .obrigada

    ResponderExcluir
  33. Boa a tentativa, mas você mostra um esquema e explica outro não consegui entender nada.

    ResponderExcluir
  34. não, amigo Gabardo. O tutorial é referente à imagem descrita, utilizando o DLink.

    ResponderExcluir
  35. fiz a topologia mencionada acima, mas como faço para acessar os arquivos do pc servidor?

    ResponderExcluir
  36. Amigo: Já ví que vc entende!! Preciso, se for possível, de uma orientação. Minha Internet é Via Rádio e para configurar minha rede Wireless (Roteador TP LINK TL-WR841N), um amigo veio aqui em casa e fez o seguinte: desabilitou o DHCP do roteador e inutilizou a entrada WAN do mesmo, ou seja, nenhum fio entra nela, e o fio que vem da antena (da via rádio)entra numa caixinha preta que fica dentro de casa (entrada POE) e o fio que sai da mesma caixinha (saida LAN) passou a usar qualquer entrada do roteador. Funcionou, inclusive meu NOTE recebe sinal normalmente, bem como o PC Principal e há a proteção da rede por WPA-PSK/WPA2-PSK (tem uns 20 caracteres!!) Ele me explicou que foi preciso fazer isso, porque na antena já tem um aparelho (tipo BOOSTER) que fornece o IP para o reteador wirelles. Minha pergunta: Realmente não tem como usar a entrada WAN do reteador e atribuir o mesmo endereço do tal "BOOSTER"? se Isso for possível, na hora de acessar o reteador o endereço será qual? Espero ter sido claro na minha pergunta, peço desculpas por minha ignorância!

    ResponderExcluir
  37. Olá Sr Everton Dias, gostei de seu tutorial, ainda não comprei o material para distribuir o sinal, por isso peço sua ajuda, pois você faz recomendações de outros roteadores, no caso o AP e o Access Point, então, lhe pergunto se você vai postar um tutorial para um desses roteadores, Obrigado.
    Porque eu estive pesquisando, e os comentários que são postados sobre esse roteador D-link 254, não são bons comentários.

    ResponderExcluir
  38. Na verdade, eu já abandonei o DLink para esse caso, estou utilizando o AP Roteador C3 TECH modelo W-R2000NL
    http://www.netmixdistribuidora.com.br/ecommerce_site/produto_6621_7152_AP-C3-TECH-ROTEADOR-WIRELESS-24-GHZ-400-MLW
    Este basta conectar e compartilhar a conexão via rádio e pronto.

    ResponderExcluir
  39. Para acessar arquivos de um pc conectado à rede basta compartilhar a pasta no pc que vai disponibilizar os arquivos; nos pcs clientes, vá em Executar (win+R)e digite: \\NOMEDOCOMPUTADOR OU IP

    ResponderExcluir
  40. luizReis entendi seu caso. realmente desabilitando o DHCP a porta a ser usada sera uma porta lan e nao wan. Quanto a usar a porta wan nesse caso deve sim existir um meio, mas infelizmente não sei como te ajudar, pois nao me deparei, na prática, com essa situação. Mas se está funcionando o sinal wifie a distribuição de internet. porque vc quer utilizar a WAN? Quanto ao IP, descubra utilizando o 'prompt de comando' com o comando IPCONFIG/ALL.

    ResponderExcluir
  41. Everton, estou enfrentando problemas na hora de receber o sinal dado pelo roteador no meu celular.
    Fiz toda a configuração do mesmo jeito que você passou pelo tutorial, só que não consigo receber internet no celular.
    Recebo o sinal via antena via rádio com uma Placa USB REALTEK, não sei o que fiz de errado, poderia me ajudar? se tiver skype, me adicione: sergioricardow

    ResponderExcluir
  42. eu preciso de um pc conectado ao cabo da net via radio para eu rotear para um pc ou basta configurar... e que eu so tenho o notebook e não tenho o pc

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Everton. Eu tive um pequeno problema com o tutorial. Eu compartilho a rede normalmente, aparece a conexão criada com o roteador, que no caso é um dlink, com o nome dlink, mas quando passo para o segundo passo que é o de fixar o ip que vc deu de exemplo e a mascara de subrede nessa conexão, ele deixa de reconhecer o roteador e diz "nao identificado". Se puder me ajudar, aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  44. Desliga o roteador e tenta colocar com ele desligado.

    ResponderExcluir
  45. jonatas, se você possui um cabo coaxial conectado ao notebook, basta seguir o tutorial, não há necessidade de ser apenas PC.

    ResponderExcluir
  46. como configuro o roteador para os outros pcs receberem ip automático, pois o tutorial so mostra para colocar ip manual?

    ResponderExcluir
  47. Pode deixar os pcs com IP automático. sem configurar.

    ResponderExcluir
  48. olá
    bom dia
    minha net é via radio (e aliás, publica) so que o meu note sempre fica plugado em um adaptador wireless usb que é plugado no cabo sma da antena, como faço pra rotear-la dentro da minha casa sem precisar esta preso a esse fio no note?

    ResponderExcluir
  49. FERNANDO, algum computador precisa ser conectado direto à antena, se nao for seu notebook vc deve colocar outro.

    ResponderExcluir
  50. o cabo par trançado q vc colocou na figura a cima é crossover ???

    ResponderExcluir
  51. Valeww kara !!
    vou fazer o teste
    assim q estalar posto agradecimentos... valeww

    ResponderExcluir
  52. Everto, muito legal seu tutorial.
    Minha internet é recebida por uma antena semelhando a do esquema. só que ela utiliza um cabo usb que conecta diretamente no meu pc. Tem como fazer o compartilhamento desta forma?
    Obrigado
    Artur Gonçalves

    ResponderExcluir
  53. isso. tente primeiro sem alocar ips às maquinas.

    ResponderExcluir
  54. Everton, bastante explicativo seu tutorial
    No meu caso conecto via rádio no PC por uma antena externa Smart Lan Avant CPE e o cabo dela é USB. Agora quero distribuir esse sinal para dentro da minha residência, mas sem ter q deixar o PC ligado. O detalhe é q o cabo USB fornece energia para a antena... vc sabe qual aparelho seria capaz de fazer isso?

    ResponderExcluir
  55. Creio, Fernanda, que seja necessario, neste caso, o pc servidor ligado. desconheço outro método.

    ResponderExcluir
  56. Parabéns camarada, vejo que além de entender você tem boa vontade em ensinar, procuro este tutorial a tempo, vou tentar configurar meu PC/roteador TPlink w740N, continue assim que vai ter muito sucesso na vida,Grato!

    ResponderExcluir
  57. Socorro! não consigo configurar correto, TP Link wr740n windows 7, Internet igual a da foto(cabo coaxial) meu tablet conecta,mas não navega, o que pode ser? já procurei ajuda em vários. na net e nada (antes um rapaz tinha configurado para mim e funcionava), mas tive que formatar meu PC e agora não consigo, estou ficando louco, por favor, me ajuda, ví que vc entende do assunto.Grato!

    ResponderExcluir
  58. Se o seu TPLink for AP nem precisa colcoar ip nas maquinas, o computador já acessa normalmente..

    ResponderExcluir
  59. Não, o meu não é um acces point, é um roteador comum, fiz como vc orienta e até conecta mas não navega, o que será que está errado?

    ResponderExcluir
  60. gostaria de parabenizar a você Everton Dias, pela competência, conhecimento e humildade na hora de responder as perguntas!
    se todo blogftivesse pessoas como você a historia seria outra.

    ResponderExcluir
  61. Everton Dias, me ajuda.

    No meu caso A minha internet é via rádio só que é no cabo Rj45 direto no pc... consigo conectar no Notebook também. só que queria usar os dois ao mesmo tempo. Tenho um Roteador D-link 524 não consigo dividir conexão com o pc e o notebook ...


    Quando conecto o cabo tanto no pc ou no notebook e tento acessar algum site pelo navegador automaticamente cai na pagina de LOGIM do meu provedor... conectando o notebook pelo wi-fi algumas vezes eu consegui ir na pagina de logim pelo navegador, só que da usuário errado.

    ResponderExcluir
  62. Conectei o cabo de internet em umas das portas LAN do meu roteador e um cabo de internet no meu notebook. tento acessar a internet, pede usuário e senha. ok, digito e consigo navegar, só que se eu conectar o outro pc não consigo pq o notebook já está conectado.
    Quero usar o pc na entrada LAN e o notebok e o celular pelo Wifi .

    ResponderExcluir
  63. Amigo VC realmente sabe ensinar inclusive com ilustrações. Parabéns. Mas o meu problema é diferente: Recebo de um provedor Wireless via antena, cabo coaxial, e receptor wireless (TP-Link) em um notebook via porta USB. Tenho sempre que me logar com senha no sinal do provedor para me conectar com a Intenet. Como colocar um roteador sem mudar essa configuração, para receber em outro notebook, usar câmera de monitoração, etc. Grato desde já.

    ResponderExcluir
  64. amigo boa explicação mas o que eu estava procurando e uma outra, gostaria de saber como ficaria a configuração da seguinte forma:
    eu recebendo da antena direto no roteador sem passar pelo pc e ai distribuir dentro de casa via warelles e saindo também os cabos na porta lan pois tenho not e também tenho um pc, agurdo resposta

    ResponderExcluir
  65. Caro Everton gostei do seu tutorial mas faz 3 meses que estou tentando fazer minha conexão funcionar via wireless e não estou conseguindo me ajude minha conexão vem via radio, e eu liguei meu D-link DES-1008D para ter conexão em outros pcs aqui em casa.e tenho um moden opticom DSlink 485 com wireless e não consigo liberar o sinal wifi para mexer no meu celular me ajude POR FAVOR......

    ResponderExcluir
  66. Fica complicado explicar com equipamento diferente do tutorial...
    tenta seguir o raciocínio e faz algumas alterações que possivelmente você consegue.. outra: compre um AP que resolve tudo e vc se livra da dor de cabeça...

    ResponderExcluir
  67. eu tenho internet via radio e o cabo dela vai no modem da marca engenius que vai pro meu pc e notebook atraves das portas lan. gostaria de rotear a internet depois do modem, deixando assim, só o pc direto no modem, e podendo usar o notebook em qualquer lugar da minha casa. se puder me de dicas que roteador usar. tplink wirelles é bom.

    ResponderExcluir
  68. gostaria de manter a configuraçao modem-roteador-pc. qual roteador comprar...

    ResponderExcluir
  69. Danilo, compre um com características semelhantes ao Roteador AP C3tech (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533252404-roteador-wireless-n-ap-repetidor-bridge-c3tech-nf-_JM).

    Já usei este para compartilhar internet via rádio e funciona perfeitamente, sem precisar de muita configuração.

    ResponderExcluir
  70. boa noite minha net fica em casa e no trabalho fica 30 metros distancia coloquei roteador tirei antena pequena conectei cabo coaxial para antena de grade ,e no trabalho coloquei outra antena pra receber sinal conectado cabo coaxial no lugar da anteninha,,mas nao deu,ond errei

    ResponderExcluir
  71. olá amigão, gostaria de saber, se tem como fazer esse esquema com uma antena via rádio mas, q a saída da antena seja USB?

    ResponderExcluir
  72. Basta compartilhar a conexão wireless (da antena) que dá certo.

    ResponderExcluir
  73. Recebo sinal do meu vizinho, e minha antena tem aquele cabo azul e tambem possuo um roteador D-link dir-600. Posso liga o roteador direto na antena e compartilhar o sinal sem problemas para mim e meu vizinho?

    ResponderExcluir
  74. Ola Silvia, sim voce podera compartilhar pelo cabo de rede, voce devera configurar esse Dir-600 , assim ele passara a funcionar como ponto de acesso (AP).

    ResponderExcluir
  75. Ola Everton Dias, parabens pela iniciativa.
    Por mais que estudamos o assunto, as vezes precisamos de uns tutoriais para ajudar e com figuras facilita muito.
    O Meu caso é exatamente igual ao que o autor do tutorial propos a fazer: Recebendo o sinal wireless (internet) via cabo pig tail , esse cabo vai direto para a placa wireless Pci interna.(essa é que ativei o compartilhamento)
    A segunda placa de rede, conectei um cabo de rede RJ45 que liguei ao roteador TP-Link.
    E nele configurei a nova rede wireless para dentro da casa.
    O PROBLEMA:
    Nao sei se somente comigo aconteceu o problema, mas fiquei alguns dias tentando configurar o roteador para criar uma rede wireless dentro de casa.
    O problema que enfrentei foi que eu tentei deixar o endereço IP do roteador igual a rede principal: 192.168.2 ...(Nao funcionou)
    Lendo outros sites: (Julio Batisti) cheguei a conclusao que não é possivel alterar o endereço IP que o ICS deixa na segunda placa de rede, O IP fica cravado manualmente como : 192.168.137.1,nao podendo ser alterado.Assim configurei o IP da Lan do roteador como 192.168.137.2 e funcionou. Obrigado

    ResponderExcluir
  76. Que bom, Isaac.
    Apareça mais vezes aqui pelo blog. Grato.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Everton, Preciso de ajuda, tenho esse kit via rádio, Antena, pigtail, e placa de rede wireless Ralink. Conecto na internet sem problemas pelo pc, mas não consigo compartilhar essa conexão. Tenho um roteador WRN 150 da intelbras, q qdo tinha adsl era show de bola. Preciso conectar meu note e meu cel. Já fiz o tutorial mencionado no seu post, mas nada. Por favor fico grato desde já. Obrigado !!!!!

    ResponderExcluir
  78. o compartilhamento de coneção com a internet sumiu apos eu resertar meu roteador D LINK DIR 610, oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  79. utilizo uma cpe 2.4GHz para receber sinal...gostaria de instalar um moden WI-FI em casa

    ResponderExcluir
  80. tudo certo sigam o tutorial que vai dar tudo certinho...

    ResponderExcluir
  81. E se eu quisesse apartir desse estilo: Internet por telefone > modem/roteador > antena via radio. Pra eu compartilhar a internet usando a minha antena dá certo?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.