Header Ads

Resolvendo erro de instalação do Joomla! em localhost


A situação: 

Na instalação do Joomla! com o Wampserver já instalado, no passo 4 (configuração do banco de dados), assim que os campos são preenchidos e se clica em próximo, uma nova página é carregada com a seguinte mensagem:

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax [...]



Solução:

Nas novas versões do MySQL, algumas alterações de "tipagem" foram feitas e, imagino que seja o fator causador deste erro, é que eles passaram a utilizar o Comando ENGINE no lugar da TYPE para as Cláusulas "Create Table" (SOMENTE para as Cláusulas Create Table). Para resolver este problema de "compatibilidade", você deve editar o arquivo joomla.sql que está dentro de ..Joomla\installation\sql\mysql e, para tal, siga os passos:

Atenção: Não use qualquer editor de textos, não se pode usar editores que gravam "sujeiras" no código (como por exemplo o Word, WordPad, ...), Sugiro que usem ferramentas voltadas às escrita de códigos, como por exemplo a ferramenta Free chamada: NotePad++.

Quando for substituir o TYPE pelo ENGINE, favor não fazer para todo o arquivo joomla.sql, ...pois tem vários TYPE's que não contemplam as cláusulas CREATE TABLE, então faça o seguinte:

1) Chame o comando Substituir
2) Edite o campo Localizar:  ") TYPE ="
3) Edite o campo Substituir por: ") ENGINE ="
4) OK, pode substituir tudo, pois estes símbolos de fecha-parênteses no começo e Igual ao final ") =" vai garantir a alteração somente nos CreatesTables e não vai alterar, de forma "danosa" o resto dos códigos.


Pronto, ...desta forma fica garantido o sucesso da "Correção" nas configurações do MySQL e, consecutivamente, da instalação do Joomla.

Dica dos  joomleiros de plantão do JoomlaClube.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mary jiel,
    O post mostra justamente a solução para esse erro. basta seguir os passos citados acima.

    ResponderExcluir
  3. Funcionou perfeitamente para mim, em breve estarei postando dicas quentíssimas nesse blog, só falta eu organizar meu tempo para isso

    ResponderExcluir
  4. Ola, 6 anos se passaram e eu estou aqui para dizer que... funcionou ainda nesse fevereiro de 2020. Quando instalei em 2015 o joomla 1.5.22 no windows 7 à epoca não deu erro nenhum. Publiquei o site e tudo ia bem. Mas, eu não paguei o provedor e o tiraram do ar deste 2018. agora, em 2020 volto a pagar o provedor e meu site não existe mais, e como eu tenho aqui resolvi instalar no meu desktop o mesmo joomla 1.5 no windows 8 e 10 e não é que apareceu este erro. Quer dizer: a 5 anos atrás não dava erro, agora está dando. Acho que no windows 8 e 10 deve ter alguma coisa que o impeça de instalar. Companheiro, eu segui sua dica e deu certo mas aparece os erros. Tenho que ir até a ultima pagina para continuar a instalação. Instala mas os erros ficam por cima do que foi instalado. O que poderá ser?

    ResponderExcluir
  5. Esses erro nao sao apenas warnings? Já tentou desabilitá-los? Eles irão comprometer o site?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.