Header Ads

Como remover ruído de arquivo de áudio com Audacity

Se você deseja remover aquele som de ruído que está incomodando em alguma gravação de áudio, siga os passos abaixo:

1. Abra o programa Audacity;
2. Abra o arquivo de áudio que será editado. (ctrl+o);
3. Segure ctrl (control no Windows) e mova o scroll do mouse para aumentar o zoom do arquivo (ou utilize ctrl+1);
4. Procure em seu arquivo algo como na imagem abaixo, uma linha estável, provavelmente uma parte que está sem voz, música, etc.. ela será a base de referência para que o programa entenda qual parte do áudio é o ruído.

5. Selecione essa parte e logo em seguida vá no menu Efeitos e clique em Remover Ruído;

6. Na janela que se abre, clique no botão Perceber perfil de ruído (aqui você indica ao programa a parte que você quer que seja removida), logo em seguida clique no botão fechar (Não clique em remover ruído, ainda);

7. Agora selecione todo o arquivo de áudio (ctrl+a);
8. Agora vá novamente no menu Efeitos e clique em Remover Ruído e depois clique em Remover ruído;


- É possível fazer uma pré-visualização (botão Preview) para ter uma noção de como ficará o áudio após remoção do ruído, percebendo assim, se isso afetará ou não a integridade do arquivo original.

É isso. Nem sempre é uma tarefa fácil, mas seguindo esses passos e dependendo da condição do seu arquivo, é possível remover 100% o ruído em seus arquivos de áudio. No caso de vídeos, uma solução seria exportar o áudio do vídeo (o Sony Vegas faz isso muito bem) e fazer os passos conforme esse tutorial e depois utilizar algum programa de edição de vídeo para inserir o áudio modificado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.