Header Ads

Como proteger seu pendrive contra vírus

Dica muito útil para proteger seu pen drive contra invasão de arquivos maliciosos.
Essa dica foi testada utilizando o Sistema Operacional Windows 7. Para outros Sistemas, algumas configurações são diferentes.

1º passo: Faça backup dos arquivos que estão no pen drive e formate-o como fat32.

2º passo: Vamos converter ele para NTFS, abra o botao iniciar e clique em executar, digite cmd e aperte enter, na tela do prompt de comando digite convert letra da unidade em que o pendrive se encontra, seguido do comando /fs:ntfs.
Exemplo:  G:/ convert g:/fs:ntfs
3° passo: Crie uma pasta dentro da raiz de seu pendrive, nela ficaram todos os seus dados.

4º passo: Agora com o seu pendrive convertido para ntfs aperte com o botao direito na unidade e escolha a  última opção propriedades.
5º passo: Escolha a aba segurança e repare que tem na caixa de usuarios "todos" que está com controle total,Clique no botão editar e marque apenas as opções "ler e executar", "listar conteudo da pasta" e "leitura".
6° passo: Repita o passo 5 na pasta que foi criada, mas agora permita a todos o controle total.

Fazendo isso o seu pendrive não vai permitir que sejam gravados e nem executados arquivos pela sua raiz,
local onde se alojam os arquivos maliciosos no seu pendrive, porem da pasta que criamos você terá controle total e sem a existencia de virus.

Observação: Seguir este procedimento pode limitar o uso do seu pendrive em aparelhos de som do carro, TVs LCD, etc. Muitos destes equipamentos apenas trabalham com FAT32, não com NTFS.

6 comentários:

  1. companheiro, to com um problema com um pen drive e preciso de sua ajuda. Tenho um pen que todavez q conecto ele pede pra formatar, mas quando vou formatar diz q está protegido contra gravação e ñ deixa formatar. É um DataTraveler 2gb

    ResponderExcluir
  2. estou sempre aq no blog, meu nome é Bruno, caso tenha alguma solução para o problema descrito eu agradeço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruno. Dá uma olhada nesse fórum: http://www.flashdrive.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=146. Alguem com um problema igual ao seu conseguiu resolver.

    ResponderExcluir
  4. como se faz este procedimento no windows xp?

    ResponderExcluir
  5. cara a dica é boa, porém nem todo mundo ja esta com a opção segurança habilitada. faltou dizer como faze-lo; no windows explorer ferramentas > opções de pasta > modo de exibição retirar a opção "usar compartilhamento simples de pasta" e dar OK, ai depois disso a opção segurança estará disponivel =) andre.souza1@unisul.br

    ResponderExcluir
  6. Ok, André. Vlw pela dica. É pq os passos foram testados somente com o Win7. No caso so Win Xp é necessario realmente fazer como vc disse. Abraço e fique a vontade para compartilhar mais ideias aqui no blog.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.